Como tirar segunda via declaração de imposto de renda

Segunda via declaração de imposto de renda? Se é isso que está procurando, preste atenção nesse artigo, pois está no lugar certo. Aqui você vai aprender a tirar segunda via declaração de imposto de renda da maneira correta.

Perdeu o recibo impresso após a declaração do imposto de renda e está precisando de uma segunda via? Não se desespere, pois esse artigo ensinará a você como proceder diante dessa situação e resgatar um novo comprovante de que realizou a declaração do Imposto de Renda.

Como tirar segunda via declaração de imposto de renda

Existem três maneiras de solicitar a segunda via declaração de imposto de renda:

  • A primeira, pode ser feita online
  • A segunda, pessoalmente em uma unidade da Receita Federal
  • A terceira opção por meio do programa da Receita

É importante ter essa via em mãos caso seja necessário corrigir alguma informação declarada.

1- Declaração pela internet

Para conseguir uma nova cópia da declaração por meio da internet, é preciso acessar o site da Receita Federal e procurar pelo portal eCAC (Centro Virtual de Atendimento), que guarda uma cópia extra do documento de qualquer contribuinte.

É necessário ter um código para acessar e uma espécie de certificado, digitar para conseguir entrar no site. Caso não tenha o código, você deve solicitar, também, o certificado.

2- De forma presencial

Se preferir, você pode ir até uma unidade da Receita Federal mais próxima e solicitar a documentação. Basta baixar um formulário da Receita e declarar se você é pessoa física ou jurídica. Após preenchimento, agende o atendimento na unidade da Receita Federal mais próxima de sua residência e lá, solicite a cópia.

Não se esqueça de levar um documento com foto para que seja feita a checagem no posto. CPF, título de eleitor, certidões de casamento ou nascimento, carteira de motorista sem fotos ou vencidas e documentos danificados não serão aceitos.

3- Por meio do Receitanet

Com o programa da Receita que é instalado ao computador para que você realize a sua declaração, também dá para recuperar o documento da declaração do ano anterior. Para que este método seja realizado, você tem que ter feito a última declaração de Imposto de Renda por meio do programa, que gera um recibo de entrega com hora e data da ação, além de vir com sua assinatura eletrônica que endossa a declaração.

Com esses passos você já pode resgatar uma segunda via da sua declaração do Imposto de Renda. É importante tê-la em mãos, porque:

  • É um documento que comprava que de fato você fez a declaração
  • Pode ser solicitado pela Receita
  • Deve ser guardado por um período de 5 anos

Sobre o Imposto de Renda

O Imposto de Renda é o imposto sobre o rendimento de pessoas físicas ou jurídicas que quer dizer que uma porcentagem do rendimento do trabalhador é descontada e entregue ao Governo Federal.

A apresentação da declaração é feita anualmente e a quantidade é estipulada de acordo com o governo de cada país. No caso do Brasil, a cobrança é feita para aqueles que alcançaram rendimentos tributáveis de R$ 26.816,55.

Esse valor é o número estimado para este ano. A Receita já informou que a data de recolhimento das declarações referente aos rendimentos de 2014 no período que se entende entre 2 de março a 30 de abril.

Como tirar segunda via declaração de imposto de renda
3.9 (78.18%) 11 votes
4 Comments

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *