Como tirar segunda via do CPF

Quer saber como tirar segunda via do CPF? Então você está no lugar certo. Nesse artigo vou te ensinar como tirar segunda via do CPF, então preste atenção e siga os passos com calma.

Passando por evoluções o Cadastro de Pessoa Física já foi de papel tradicional, naquela versão bem antiga em que plastificávamos para proteger o bendito, vindo posteriormente, a ser confeccionado em versão magnética, o famoso cartão azul, e agora, novamente muda de face.

Desde junho de 2011, o documento pode ser tirado de forma simples, e o melhor, em casa. Mas, emitir a segunda via por esse processo é possível?

Como tirar segunda via do CPF

Como tirar segunda via do CPF

Antes disso, já era possível tirar a segunda via do CPF pela internet, mas só quem havia declarado Imposto de Renda nos dois últimos anos. Os recibos de imposto são usados para acesso ao e-CAC, onde permite tirar a segunda via do CPF, entre outros serviços.

De acordo com a Receita, aproximadamente 140 milhões de brasileiros não possuem acesso ao e-CAC, entretanto são obrigados a declarar IR. Este novo método online é para esses, mas para facilitar, todo mundo pode usar.

Como imprimir a segunda via do CPF

Agora, para tirar segunda via, você só precisa ter alguns dados em mão. Entre no site da Receita com nome, número do CPF, data de nascimento e o título de eleitor, e, em poucos minutos seu Comprovante de Inscrição no CPF surge. Para ficar mais fácil, veja o passo a passo que preparamos abaixo!

Passo a passo para você obter a 2° via do seu CPF:

1. Documentos necessários

  • Se você é isento de declarar imposto de renda, você apenas precisa ter em mãos o número do CPF e o do seu título de eleitor.
  • Mas se você já declara o imposto de renda, precisa ter em mãos os números dos recibos de entrega das declarações do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF), referentes ao ano anterior e do ano vigente.

2. Código de acesso

Para imprimir a segunda via de seu CPF, é preciso gerar um código de acesso, na aba fnal do formulário onde você informa o número do CPF e data de nascimento.

Além disso, deverá confirmar os caracteres mostrados na imagem ao lado do formulário. Depois disso é só clicar em avançar.

3. Mais informações

Depois de ter clicado em avançar, entramos na terceira etapa, onde o sistema irá identificar de maneira automática se você deve apenas fornecer o número do título ou os números dos recibos de entrega das declarações do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física).

Independente dos casos, você terá que criar uma senha com 8 caracteres no mínimo, contendo números, letras maiúsculas e minúsculas. Após isso, clique em Gerar código.

Lembre-se de guardar o código que será gerado, pois irá valer por dois anos, e se você precisar imprimir o comprovante novamente, terá que reutilizá-lo anote também a senha criada.

4. Acesso ao portal

Uma vez que o código de acesso foi gerado, é preciso acessar o portal e-CAC e preencher os dados do formulário “Acesso”, e, novamente utilizar o número do CPF, o código de acesso e a senha criada.

Pronto, depois desses quatro passos, sua segunda via de CPF aparecerá na tela e poderá ser impresso!

Se esse artigo te ajudou, não esqueça de compartilhar com seus amigos nas redes sociais.

Como tirar segunda via do CPF
3 (60%) 3 votes
One Comment

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *